quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Conceptual...


...abordagem à seca climática, que aqui pela minha região contínua a inéditos níveis jamais vistos.

Numa imagem feita há cerca duma semana e preferindo eu que a mesma falasse e/ou fale por si só, também segundo quem a observa, no entanto oferecesse-me dizer que foi feita numa manhã de nevoeiro, após imediata dissipação deste último, no local onde fiz a foto.

Cujo, para mim, a inclusão do arame farpado e duma correspondente porção do tirante superior do respectivo aramado da rede de vedação no enquadramento, tem três significados base: primeiro e mais óbvio face à temática, é porque sustem umas gotas d'água, provenientes do nevoeiro matinal, como sinónimo da tão necessária água que não termina de aparecer de vez, em devida e natural quantidade adequada à época _ sendo que toda a chuva que por aqui caiu até ao momento se pode contabilizar precisamente como mero conta gotas, no caso objectivamente simbolizado nas gotas d'água suspensas no arame, cuja respectiva presença duma árvore, em perspectiva, sob uma dessas gotas, a funcionar como paralela desproporcionalidade de entre a necessidade d'água duma árvore e uma's mera's gota's d'água isoladas no espaço e no tempo, no caso a coincidir com a mais genérica necessidade de água, versos a inusitada seca climática, que até ao momento já incluiu todo o Outono e mais o que já levamos de Inverno _ sem prejuízo de que de repente até venha alguma tempestade, se acaso até fora da aceitável norma, como seja em proporcional inversão(*) à cada vez mais amiúde e contínua sequidão climática que se faz sentir, dalgum modo em todo o País e mas com especial ênfase aqui pela região Sul; segundo, numa foto que poderia ser apenas paisagística, de resto foquei a paisagem e não o arame, no entanto a presença do arame e tudo o inerente ao mesmo não permite concentrar plenamente o olhar na paisagem (minimalista), sem mais; terceiro, até pelo genérico simbolismo e inclusive pela objectivamente agressivo-separatista utilidade prática do arame farpado, no presente caso como que a marcar simbolicamente uma espécie de agressiva separação de entre o céu (clima) e a terra sequiosa!

Ah! E quanto à parcial teia de aracnídeo ancorada à própria farpa do arame, a brilhar em micro pontuado devido à mesma respectiva humidade matinal, é algo que, com o devido cuidado para não fazer cair as gotas do arame, eu poderia ter retirado fisicamente no local e/ou posteriormente em pós produção, sendo que neste último caso até cheguei a retirá-la, mas à última hora e salvo a edição monocromática, preferi publicar a realidade tal como a constatei no local, com tudo o que a mesma, incluindo a parcial teia de aranha possa implicar em termos objectivos e/ou simbólicos, dentro da básica temática em causa _ seca climática.

(*) Tudo como parte integrante das globais alterações climáticas, que determinadas personalidades com respectiva e consequente responsabilidade global preferem desacreditar!

Mas, a partir do que cada qual é livre de fazer a pontual ou global interpretação que naturalmente lhe for dado fazer, no caso já não só da foto mas também do que eu mesmo escrevi na sequência!

VB

10 comentários:

  1. Nem de propósito, hoje publico uma anedota que tem tudo a ver com o tema deste post.
    Vale a pena ler.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li a publicação no Devaneios a Oriente e subscrevo a palavras do Pedro ao respeito. Muito bom!!! :)))
      Bom fim-de-semana
      Abraço

      Eliminar
  2. Olá, Victor!

    Seja bem-vindo!

    Espero k o seu natal tenha sido bom e que tenha entrado com o pé direito no ano novo.

    Em Lisboa chove, não mto, mas chove. O mundo está a mudar e o clima, também. Sinais dos tempos, mas, um dia, o universo reparará tudo isto.

    Fantástica fotografia. Gosto de fotos a preto e branco. É enigmática e bizarra.

    Beijos, boa sexta e melhor fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Céu!

      Obrigado pelo cumprimento e respectiva visita, sempre muito bem-vinda!

      Não me posso queixar do Natal e no novo Ano Novo entrei com os dois pés, espero não ter exagerado!!! :)

      Por aqui também tem chovido durante a tarde, num pára e arranca que dadas as circunstancias seria bom que fosse continuamente durante algumas horas consecutivas, mas como "bom português optimista" concluo que mais vale pouco que nada! E subscrevo em absoluto o da "reparação Universal", que algum dia chegará _ pena tão só que, não raro, nós humanos sejamos mais destrutivos que construtivos, face ao todo envolvente, aquém e além de e para connosco mesmos directa e unilateralmente.

      Grato pela apreciação fotográfica, que me apraz seja ao monocromático gosto da Céu. Cujo "enigmático e bizarro" acréscimo, interpreto-o como valorativo por parte da Céu, o que agradeço por si só _ até porque gosto de enigmas e de bizarrias q.b. ou segundo as circunstancias e relativo a quê(!?).

      Excelente fim-de-semana, com respectiva continuação de excelente 2018 para a Céu

      Beijo

      Eliminar
  3. Muchas gracias por tu visita a mi blog, un placer descubrirte.

    Te deseo un feliz año y una feliz noche mágica de reyes.

    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que agradecer, foi para mim uma honra que te tenhas dado a conhecer aqui neste meu humilde espaço e é para mim um prazer visitar o teu respectivo espaço (blog), que independentemente de se gostar mais ou menos do género (sensual), constato por lá muita qualidade, inclusive um nível fotográfico e literário/poético de elevado nível. O que faz com que também eu te esteja grato!

      Feliz 2018 e uma muito satisfatoriamente recheada Noite de Reis para ti.

      Beijos

      Nota: se no entendes algo en português yo te lo traduzco para castellano.

      Eliminar
  4. VB

    gostei da foto e na minha opinião o detalhe do arame farpado fez toda a diferença.

    beijinhos

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, minha amiga, Piedade. Apraz-me que tenha gostado, de resto é sempre uma honra recebê-la aqui.

      Um excelente fim-de-semana para si

      Beijos

      Eliminar
  5. Mais uma imagem, com um enquadramento fantástico, emoldurando de uma forma brilhante, o que a imagem nos dá a ver... a nossa terra a debater-se com a seca extrema...
    Mais um excelente trabalho fotográfico, Victor!
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simplesmente grato, pelo reconhecimento da gravosa temática de fundo e pela respectiva apreciação fotográfica.
      Obrigado!
      Beijo

      Eliminar